Site de Vídeos do YouTube

Artigos

HUMILHADOS E OFENDIDOS: eles agora se vingam

Desde a chacina de Realengo (RJ), quando um sujeito chamado Wellington Menezes matou 12 alunos de uma escola municipal, a visibilidade sobre conceito de Bullyng vem ganhado terreno. Uma das definições mais objetivas que encontrei e que aqui transcrevo parcialmente diz que: “Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato” (Site Nova Escola). Não pretendo me enveredar pelo pantanoso terreno das explicações patológicas. Não sou psiquiatra e muito menos gosto de ficar categorizando o que é certo ou errado, o que é o bem e o mal. No entanto, sinto-me a vontade para inserir aqui alguns “achismos” que buscam uma sintonia com outros saberes, especialmente os sociológicos e filosóficos.

Não creio que esse novo tipo de violência (se é que seja novo) possa estar, de algum modo, relacionado com patologias ou distúrbios comportamentais, como querem nossos “heróis” da saúde mental. Talvez o buraco seja mais largo e profundo. Obviamente que não tenho a pretensão de propor respostas, mas me dou ao direito de formular algumas perguntas (que talvez nunca sejam respondidas). Esses jovens que justificam seus atos afirmando que foram humilhados e ofendidos não seriam apenas um aspecto revelador de uma modernidade decadente? Não seriam os valores morais do mundo moderno que estão sendo colocados em xeque? Instituições como a Família e a Igreja já não dariam conta da nova realidade que vivemos? Não estaria ruindo a pseudomoralidade que nos fizeram acreditar desde criança? Esses fatos não estariam confirmando o que alguns autores escrevem sobre o que seja a pós-modernidade? Será que, em alguns momentos, não somos um “Wellington dentro do armário”, mas temerosos das punições e castigos? Quem de nós nunca alimentou pequenos ou grandes desejos de vingança?

Arrisco-me aqui em não ser bem compreendido com minhas indagações, já que me propus a não lançar pedras sobre os atores deste cenário de morte.  Afinal, como diz o texto bíblico: “quem não tem pecado que atire a primeira pedra”. Certamente que não defendo a eliminação de outro. Minha intenção é nos levar a sair um pouco da superficialidade do discurso midiático e dos apressados diagnósticos de nossos especialistas da mente. Não quis cansar o leitor, mas não nego que muitas outras questões sobre esses acontecimentos ainda poderiam ser colocadas neste texto. Aliás, não devemos nos surpreender sobre as repercussões e repetições desse tipo de violência. Outros “Wellingtons” irão sair do armário, terão o apoio de tribos urbanas e bem informatizadas. A internet não deixará de ser uma ótima ferramenta. Mas eu não estaria sendo um tanto pessimista ou escatológico? Talvez. Mas, enquanto elaborava este artigo, pude ler a seguinte matéria no UOL/Notícias: “Apologia a crimes como o massacre de Realengo (RJ) ganha força na internet.”. Em outra matéria com data 15/04/2011 da Folha.com: “Adolescente vítima de bullying mata colega a facadas no Piauí”.

De todo modo, um conceito já foi inventado: Bullyng. Não há dúvidas que vai provocar calorosas discussões, especialmente no mundo acadêmico, todos em busca da verdade e da resposta. Vamos então acompanhar os desdobramentos.

Por Carlos Barros


Licença Creative Commons
This work by Jose Carlos Barros Silva is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

🔴 FIM DO IMPERIALISMO?

🔴 MODERNIDADE E CRISTIANISMO

🔴 DEMONIOS E ALIENÍGENAS

🔴 PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?

🔴 TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

🔴 ASTEROIDE 2002 NT7

🔴MEDO DO APOCALIPSE

%d blogueiros gostam disto: