Francesas usam barba falsa para protestar por igualdade
Grupo “La Barbe” invade reunião de partidos políticos e de empresas para criticar domínio dos homens nessas instituiçõesUm grupo de feministas francesas, o “La Barbe” (A Barba), adotou uma forma bem humorada de protestar por igualdade de direitos das mulheres. As mulheres do grupo se infiltram em reuniões de partidos políticos, empresas e outras instituições das quais só participam homens ou nas quais eles são a grande maioria. No meio do encontro, as ativistas se levantam e colocam suas barbas falsas, enquanto uma representante do grupo lê um manifesto irônico parabenizando os homens por sua “supremacia”.
A expressão “La Barbe” significa “A Barba” em francês, mas em linguagem coloquial também quer dizer algo como “já basta” ou “isso já é demasiado”. Segundo as representantes do grupo, o uso da barba falsa nos protestos tem como objetivo ridiculizar as atitudes antiquadas dos homens.
Origens
O La Barbe inclui mulheres de todas as idades e com diferentes perfis. O grupo foi criado há quatro anos, em meio às eleições presidenciais francesas, quando pela primeira vez um grande partido francês – o Partido Socialista – lançou uma mulher como candidata. A socialista Ségolène Royal acabou perdendo a votação para Nicolas Sarkozy, de centro-direita. Agora, seu ex-marido, François Hollande, é o presidente do país. Durante a campanha de 2007, muitas mulheres reclamaram de manifestações de machismo na imprensa francesa e na campanha eleitoral. Laurent Fabius, socialista que disputou com Royal a nomeação do partido, chegou a questionar publicamente quem cuidaria de seus filhos se ela fosse eleita presidente. Criado nessa época, o La Barbe tem como um de seus principais alvos os partidos políticos, além de reuniões de acionistas de grandes empresas…
viaFrancesas usam barba falsa para protestar por igualdade – Comportamento – iG.
Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!