Site de Vídeos do YouTube

“A cura de pacientes gays pela Psicologia”

Conselho de Psicologia não participa de audiência sobre ‘cura gay’

Por NÁDIA GUERLENDA
 

São Sebastião, por Carlo Saraceni (c1610-15)O CFP (Conselho Federal de Psicologia) se recusou a participar da audiência pública que discutiu, nesta quinta-feira, se psicólogos podem ou não tratar pacientes gays que queiram reverter sua orientação sexual.

A audiência pública foi marcada para discutir projeto de lei dos deputados João Campos (PSDB-GO), que pretende rever uma resolução do CFP que proíbe que psicólogos emitam opiniões públicas ou tratem a homossexualidade como um transtorno. O CFP afirmou, em manifestação por escrito distribuída na audiência, que sua ausência se deveu à forma “antidemocrática” de condução do debate, afirmando que a maioria dos convidados a participar da mesa eram favoráveis à suspensão da resolução.

“O CFP se coloca à disposição para os debates críticos, reflexivos, construtivos e respeitosos (…) e se nega a colaborar com falsos debates de cunho unilateral como o dessa audiência”, afirma o manifesto. A OMS (Organização Mundial de Saúde) também não compareceu à audiência, mas não mandou manifestação. A organização deixou de considerar a homossexualidade doença em 1993. “O convidado, ao se negar a comparecer, contribui para que não se estabeleça o contraditório. Quando se estabelece um espaço democrático para a discussão, fogem”, afirmou o deputado João Campos.

Durante a audiência, defensores da proposta argumentaram que a resolução é discriminatória, já que não permite que uma pessoa que queira tratar a homossexualidade busque ajuda de um profissional. “Um dos princípios básicos da ética médica é a autonomia do paciente, ele tem direito de buscar o profissional que quiser. A resolução veda que o psicólogo atenda o homossexual que queira se tratar –é como se o paciente homossexual fosse um cidadão menor. Pode ser que ele seja assim em função de violência na infância, confusões… mas ele não pode buscar tratamento”, afirmou Campos.

Veja também:

Religiosos e Homoafetivos. Por Carlos Barros

Projeto de bancada evangélica propõe legalizar ‘cura gay’. Folha.com

Já os parlamentares e manifestantes pró-resolução afirmaram que oferecer tratamento para orientação sexual é uma atitude preconceituosa. “No limiar da questão do que é tratar de alguma coisa, temos que tomar muito cuidado para não virar uma ação de discriminação. É uma questão de direitos humanos e de escolha democrática”, afirmou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP).

 

TUMULTO

A audiência foi marcada por intensos debates e tumulto entre os parlamentares, a psicóloga Marisa Lobo — que é alvo do Conselho Regional de Psicologia do Paraná por, segundo o órgão, associar psicologia e religião nas redes sociais– e manifestantes pró e contra a proposta. A psicóloga, que é evangélica, afirmou ser vítima de perseguição ideológica e “cristofobia”. “Ser cristão não significa que somos alienados, ignorantes”. Ela se manifestou após os deputados Jean Wyllys (PSOL-RJ) e Erika Kokay (PT-DF) deixarem a sala por considerarem que o assunto não poderia ser debatido pela Câmara. “Eles não querem debate. Chegam, dão show e vão embora”, afirmou Lobo.

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que foi chamado por presentes de “idiota”, chegou a convidar Wyllys, em tom de brincadeira, para “tomar um choppinho”. Bolsonaro, aos gritos, criticou o governo federal por projetos como a “cartilha gay”, do Ministério da Educação. “São covardes que emboscam crianças nas escolas. Por que o Haddad não decola em São Paulo? Porque é o pai do kit gay”, afirmou. Ele não chegou a comentar a resolução. Outro momento crítico aconteceu quando o presidente da mesa, deputado Roberto de Lucena (PV-SP), que é pastor, mandou que fossem retirados da sala cartazes com os dizeres “Marisa Lobo, cure minha heterossexualidade”. Parte do público também foi retirada quando o manifesto do CFP começou a ser lido em coro.


Saberes e Olhares

Adicione aos Favoritos

clip_image004_thumb

 
This work by Jose Carlos Barros Silva is licensed under a

Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License

Marcado como: , , , ,

Classificado em:Comportamento, Notícias Gerais, Política, Religião

Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

🔴 FIM DO IMPERIALISMO?

🔴 MODERNIDADE E CRISTIANISMO

🔴 DEMONIOS E ALIENÍGENAS

🔴 PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?

🔴 TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

🔴 ASTEROIDE 2002 NT7

🔴MEDO DO APOCALIPSE

%d blogueiros gostam disto: