Site de Vídeos do YouTube

“Delete Freud de sua vida”. Por Alison Winter

Delete Freud de sua vida

Uma cirurgia será capaz de apagar partes de nossa memória e, junto, os traumas do passado. Será melhor que terapia

Por Alison Winter

 

 

FreudDurante o século 20, terapeutas de várias linhas, em especial psicanalistas, acreditaram que relembrar eventos traumáticos é fundamental para a cura. Seria necessário experimentar mentalmente os fantasmas de nosso passado a fim de diminuir seu impacto emocional. Essa crença começou a desaparecer nos anos 90. À medida que a neurociência evoluiu, graças às tecnologias de visualização do cérebro, passou-se a identificar os centros físicos da memória e a projetar um futuro em que será possível apagar lembranças desagradáveis. Isso será mais eficiente do que qualquer terapia.

A personalidade costuma ser definida como o resultado da formação familiar, da experiência pessoal e das escolhas feitas ao longo da vida. O caráter era formado pelas respostas aos estímulos do cotidiano e alterado por momentos de extrema dor ou choque. Ou seja: era resultado direto da nossa memória. Um acontecimento traumático muito marcante poderia mudar toda uma vida, a não ser que seu impacto fosse minimizado — aí, ele continuaria lá, como uma ruga ou uma cicatriz, mas estaria mais ou menos superado. É assim que as pessoas imaginam sua história.

Para os neurocientistas, o problema com lembranças ruins é que despertam reações químicas que atrapalham o funcionamento do cérebro. Mas há como reverter isso. Os pesquisadores argumentam que esse órgão não é uma parede, construída tijolo por tijolo, mas sim um tapete persa, constituído por fios entremeados. A carga genética, as experiências pessoais, a formação familiar, tudo se soma para formar o que somos. Mas a base, o fio do tapete, é uma rede de neurônios, que responde a reações químicas. A memória está localizada em partes específicas desta rede. Se alguma lembrança atrapalha o todo, bastaria resgatar o equilíbrio químico original.

Tópicos relacionados:

Conto: Quando Freud chorou. Por Carlos Barros 

Matéria – Psicoterapia Online cresce 

Matéria – Psicoterapia pela Internet 

Vídeo – Psicologia online. Por Vera Marques

Uma das soluções para isso se baseia em medicamentos. Soldados americanos que voltaram do Iraque com experiências traumáticas foram submetidos a tratamento com propranolol, um químico geralmente usado para prevenir infarto do miocárdio e, que neste caso, serviu para apagar a memória recente. A substância, que só tem esse efeito se ministrado pouco tempo depois do trauma, também teve bons resultados em uma experiência liderada pelo médico Roger Pitman, da Universidade Harvard, com vítimas de acidentes traumáticos.

O próximo passo, por enquanto sonhado mas não testado, vai ser a cirurgia para remover memórias específicas — tal como no filme Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças (2004). A rede de neurônios é um fio entremeado, mas a memória tem endereço certo: o córtex pré-frontal infralímbico. É ali que médicos pretendem mexer, assim que conseguirem selecionar as conexões das más lembranças. Quando este momento chegar, poderemos tratar dos traumas com uma simples cirurgia, e não com anos e anos de terapia.

* Alison Winter é professora de história na Universidade de Chicago e autora do novo livro Memory: Fragments of a Modern History (Memória: Fragmentos de uma História Moderna, sem edição no Brasil) Fonte/Crédito: RevistaGalileu


Saberes e Olhares

Adicione aos Favoritos

MyFreeCopyright.com Registered & Protected

 
This work by Jose Carlos Barros Silva is licensed under a

Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License

Marcado como: , , ,

Classificado em:Ciência, Comportamento, Notícias Gerais

Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

🔴 FIM DO IMPERIALISMO?

🔴 MODERNIDADE E CRISTIANISMO

🔴 DEMONIOS E ALIENÍGENAS

🔴 PARA ONDE CAMINHA A HUMANIDADE?

🔴 TEORIA DA CONSPIRAÇÃO?

🔴 ASTEROIDE 2002 NT7

🔴MEDO DO APOCALIPSE

%d blogueiros gostam disto: