OS NORDESTINOS E SEUS INQUISIDORES
Por Carlos Barros
Há certas coisas difíceis de compreender em nosso país, ou melhor, em um discurso que pretende expor um Brasil democrático e sem discriminação. Mais uma vez torna-se visível, graças às redes sociais na Internet, a antipatia, para não dizer o ódio, que alguns candidatos ao neonazismo demonstram contra os homens e mulheres do Nordeste. A prática e o discurso dessas pessoas me fazem questionar seus potenciais de inteligência. Ou são idiotas achando que os nordestinos são imbecis, ou são imbecis achando que os nordestinos são idiotas. Tenho uma certeza: as mulheres e os homens do Nordeste não são idiotas e nem imbecis. A estupidez encontra-se no velho discurso racista de alguns que se acham superiores por terem nascido em outro campo geográfico. Se a pretensa “raça superior” imaginava (ou imagina) que os nordestinos vivem na Idade da Pedra, enganaram-se. Eles acessam a Internet, eles lotam as redes sociais, eles denunciam os racistas e preconceituosos.
Creio que para mim já foi suficiente expor esse mal-estar estomacal provocado pelo vírus do preconceito. Um mal-estar que atinge o estômago da nossa sociedade tão pré-moderna. Ou seria uma marca da pós-modernidade esse aparente retorno de concepções e práticas discriminatórias? Obviamente que em nenhum momento considerei que ainda não houvesse racismo ou ódio contra o Nordeste. Hoje, racismo e preconceito não batem apenas em nossas portas. Agora invadem nossas telas de computador. Penetram nas redes sociais, nos campos virtualizados.
Devo ressaltar que essa questão não se restringe a um único olhar. A questão é ampla e complexa. Sociólogos, filósofos, educadores e historiadores estão de olhos bem abertos para essas “novas” tribos que brotam da chamada “Pós-Modernidade”. Obterão respostas? Talvez algum dia, talvez nunca. Enquanto isso, cabe a nós não nos preocuparmos tanto se existem demônios ou anjos. Esforcemo-nos em exorcizar os demonizadores.
Por Carlos Barros
Saberes e Olhares
This work by Jose Carlos Barros Silva is licensed under a
Obrigado por sua visita. Seja sempre bem-vindo!